Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarcelaPradodeSouzaGuimaraes.pdf311 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências gerenciais no varejo de cosméticos
Autor(es): Guimarães, Marcela Prado de Souza
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Competências gerenciais
Aprendizagem organizacional
Treinamento profissional
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 9-Fev-2011
Referência: GUIMARÃES, Marcela Prado de Souza. Competências gerenciais no varejo de cosméticos. 2009. 76 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo teve como finalidade identificar competências relevantes para a atuação gerencial, de acordo com a percepção desses profissionais, e o modo como essas competências foram desenvolvidas em uma perfumaria de médio porte no varejo do Distrito Federal. A pesquisa teve início com um levantamento bibliográfico acerca do conceito de trilhas de aprendizagem e competências. Esta é: exploratória, descritiva e qualitativa. As informações foram coletadas por meio de entrevista individual e o método selecionado para a realização do estudo dos dados foi a análise de conteúdo. A amostra é composta por 07 (sete) funcionárias que em geral, realizaram trajetórias semelhantes exercendo inicialmente o cargo de vendedora e que atualmente assumem cargos de gerencia nos pontos de venda. Constatou-se os aprendizados adquiridos ao longo da trilha e o processo de aprendizagem; as competências desenvolvidas; a lacuna de competências de acordo com a percepção gerencial; a lacuna existente entre as competências desenvolvidas e as competências básicas gerenciais; os desafios atuais e futuros e as competências necessárias para enfrentá-los. Como resultado final nota-se a necessidade de desenvolvimento de competências relacionadas à flexibilidade diante das inovações, comunicação eficaz e habilidade para desempenhar os serviços prestados. Concluí-se que as pesquisadas apresentam visão de acordo com a tendência atual relacionando capacidade ao desempenho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1469
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.