Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizadaSilvaCabeceiraRosa_tcc.pdf493,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Feminismo e contos populares brasileiros : a interação polissistêmica no construto e explicação do “ser feminino”
Autor(es): Rosa, Luiza da Silva Cabeceira
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Literatura oral
Contos
Contos de fadas
Mulheres
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 21-Set-2016
Referência: ROSA, Luiza da Silva Cabeceira. Feminismo e contos populares brasileiros: a interação polissistêmica no construto e explicação do “ser feminino”. 2016. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo explicitar de que maneira os contos de fadas – subsistema literário oriundo da literatura oral – contribuem para a formação, no imaginário coletivo, do que é o “ser feminino”. Para tanto, é necessário que se entenda o que é a literatura como acervo cultural e de que maneira ela é constituída. Foram escolhidos três contos de fadas – Maria Gomes, Bicho de Palha e A rainha e as irmãs – e, a partir desse corpus, a análise do comportamento das protagonistas femininas se deu através de aporte psicanalítico e sociológico.
Abstract: This thesis aims to explain how the fairy tales – literally subsystem derived from the oral literature – contribute to the formation, in the collective imagination, what is “being feminine”. Therefore, it is necessary to understand what is literature and cultural heritage and how it is constituted. Have been chosen three fairy tales – Maria Gomes, Bicho de Palha and A rainha e as irmãs – and, from that corpus, analysis of the behavior of the female protagonists was through psychoanalytic and sociological subsidy.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Monografia em Literatura, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons