Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RebecaTelesdaCosta.pdf495,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação social na 15ª Conferência Nacional de Saúde : percepção dos relatores
Autor(es): Costa, Rebeca Teles da
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Políticas públicas - saúde
Participação social
Política de saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 21-Set-2016
Referência: COSTA, Rebeca Teles da. Participação social na 15ª Conferência Nacional de Saúde: percepção dos relatores. 2016. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A democracia brasileira constantemente apresenta inovações institucionais que possibilitam a participação da sociedade nas decisões em políticas públicas. Neste campo, destacam-se as conferências de políticas públicas. Este trabalho teve como objetivo descrever a participação social na 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), através da percepção da equipe de relatoria. Foram aplicados 100 questionários aos relatores que participaram da 15ª CNS e os dados analisado com o auxílio do software SPSS. Verificou-se que quanto mais locais são as etapas, mais importância deve-se dar a organização e a forma com que os temas são discutidos, pois além de ser nos Municípios onde ocorre a implementação das políticas de saúde, também é nos Municípios que está a centralidade da conferência, ou seja, o alcance dos objetivos das etapas estaduais e da nacional depende da efetividade da etapa municipal. Sugere-se para pesquisas futuras, que sejam analisadas as implementações de políticas de saúde. É importante também, que a participação popular seja investigada sob a ótica da efetividade e não apenas da quantidade de pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons