Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndreMedeirosFreire_tcc.pdf948,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento impositivo e a possibilidade de aprimoramento da gestão do orçamento público
Autor(es): Freire, André Medeiros
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Orçamento público
Orçamento impositivo
Responsabilidade fiscal
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 22-Set-2016
Referência: FREIRE, André Medeiros. Orçamento impositivo e a possibilidade de aprimoramento da gestão do orçamento público. 2016. 65 f. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho versa sobre orçamento público, com enfoque no tema orçamento impositivo como um possível meio de aprimorar a gestão orçamentária e ter como resultado melhorias na eficiência da gestão pública. A análise tem como ponto de partida a apresentação da evolução histórica do orçamento pelo mundo. Juntamente com a apresentação da evolução do modelo orçamentário brasileiro. Posteriormente, objetiva se explicar o modelo orçamentário pós constituição de 1988, os princípios e leis que versam sobre este tema. Por fim, será feito uma análise sobre a possibilidade de adoção do orçamento impositivo, comparando este modelo com o nosso atual a respeito das vantagens e desvantagens, os possíveis reflexos e implicações que a impositvidade orçamentária acarretaria na gestão do orçamento público brasileiro. Concluindo que o orçamento impositivo, comparando suas vantagens e desvantagens, pode contribuir para o avanço da gestão orçamentária brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons