Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RodrigoMarcio_tcc.pdf244,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Cleide Lemes da Silva-
dc.contributor.authorMárcio, Rodrigo-
dc.identifier.citationMÁRCIO, Rodrigo. Letramento: instrumento para efetivação da cidadania. 2015. 30 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO tema central desta pesquisa é o estudo do letramento como instrumento para efetivação da cidadania. O trabalho adotou o modelo teórico-metodológico de natureza qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e coleta de dados, realizando-se uma busca teórica através de leituras para construção do arcabouço teórico em livros, artigos, teses e periódicos que contemplam o tema e, após, selecionouse o material que seria utilizado na pesquisa. Quanto à natureza dos dados, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de base interpretativista e, quanto aos procedimentos, o estudo foi bibliográfico, com coleta de dados feita através de consultas em livros, artigos e periódicos que contemplam o tema, com o objetivo de analisar fatos ou fenômenos. A pesquisa demonstrou a importância do letramento como instrumento para a efetivação da cidadania e como favorece a aprendizagem do aluno de forma diversa. Foi possível comprovar a importância do papel do professor no sentido de inserir o aluno/indivíduo na sociedade letrada para a construção da cidadania e a importância do professor para promoção dessa concepção na escola e a inserção de seus aprendizes no processo de letramento e cidadania.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.titleLetramento : instrumento para efetivação da cidadaniapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T12:21:35Z-
dc.date.available2016-09-26T12:21:35Z-
dc.date.submitted2015-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14752-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The central theme of this research is the study of literacy as a tool for effective citizenship. The work took the theoretical and methodological model of a qualitative nature, and used the bibliographic research and data collection, performing a theoretical search through readings for construction of the theoretical framework in books, articles, theses and journals that cover the subject and, after, he was selected the material that would be used in research. The nature of the data, the research is characterized as qualitative, of interpretative basis and on the procedures, the study was literature, with data collection done through consultations in books, articles and journals that cover the subject in order to analyze facts or phenomena. Research has shown the importance of literacy as a tool for effective citizenship and as favors student learning differently. It was possible to prove the importance of the teacher's role in order to insert the student / individual in literate society for the construction of citizenship and the importance of the teacher to promote this concept in school and the inclusion of his apprentices in the process of literacy and citizenship.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons