Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14766
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DeboraMacedoCarneiro_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A rede de governança da política industrial brasileira como reflexo da atuação da ABDI
Autor(es): Carneiro, Débora Macêdo
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Governança
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
Políticas públicas
Política industrial
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: CARNEIRO, Débora Macêdo. A rede de governança da política industrial brasileira como reflexo da atuação da ABDI. 2016. 45 f., il. Relatório de análise de políticas públicas (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho traz uma análise do papel da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na valorização da agenda de competitividade dentro da rede de governança da Política Industrial brasileira, abordando a atuação da Agência na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE, 2004-2008), na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP, 2008-2010), no Plano Brasil Maior (PBM, 2011-2014) e no Programa Brasil Mais Produtivo (2016). Para isso, foram identificados os principais atores com os quais a ABDI se relaciona, através da apuração das ações e articulações da Agência que tiveram como objetivo a valorização da agenda de competitividade na Política Industrial brasileira. Por meio de pesquisa qualitativa com observação participante e entrevistas, foram averiguadas as perspectivas dos atores da rede de governança quanto à atuação da ABDI e como a Agência influencia suas decisões políticas e técnicas. Isso possibilitou a compreensão de que o papel da ABDI mudou desde a sua criação. Com o fortalecimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior como promotor da política industrial, a influência da ABDI sobre os atores envolvidos na rede tem diminuído, prejudicando seu posicionamento na valorização da agenda de competitividade. Em um cenário de crise política e econômica, um dos desafios da Agência tem sido a defesa de sua permanência, alvo das pressões por reforma administrativa por parte do setor público.
Informações adicionais: Relatório de análise de políticas públicas (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Curso de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons