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dc.contributor.advisorSchwantes, Cíntia Carla Moreira-
dc.contributor.authorMachado, Camilla Ferreira-
dc.identifier.citationMACHADO, Camilla Ferreira. Construção e desconstrução dos papéis de gênero em As Doze Cores do Vermelho. 2016. 14 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Monografia em Literatura, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO romance As Doze Cores do Vermelho, publicado por Helena Parente Cunha, se traduz numa obra policromática, tecida em três tempos e três vozes que se entrelaçam para vocalizar as experiências de sua protagonista. O presente trabalho se objetiva numa análise e, para tal, se orienta pelos direcionamentos fornecidos pela Crítica Literária Feminista, encarregada de delinear e investigar os modos de representação e o papel da mulher na prática literária. Apresenta um breve panorama em torno do conceito de sujeito, especificamente o sujeito pós-moderno, múltiplo e fragmentado, e dos processos de fixação da identidade, intimamente ligados à configuração das relações de poder. Evidenciando como estes conceitos são construídos, especialmente no que toca à desigualdade em torno dos papéis de gênero e ao respaldo à inferiorização feminina, abre-se então espaço para, a partir das vivências e angústias das personagens, refleti-los e desconstruí-los.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrítica literáriapt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.subject.keywordMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.keywordCunha, Helena Parente, 1929-pt_BR
dc.titleConstrução e desconstrução dos papéis de gênero em As Doze Cores do Vermelhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T18:49:08Z-
dc.date.available2016-09-26T18:49:08Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14778-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The novel As Doze Cores do Vermelho, written by Helena Parente Cunha, translates itself into a polychromatic piece, woven in three times and three voices that interlace themselves to vocalize the experiences of its main character. The present work aims an analysis and, for it, utilizes the concepts provided by Feminist Literary Criticism, responsible for outlining and investigating the means of representation and roles of women in literary practice. We present a brief overview on the concept of subject, specifically the post-modern subject, multiple and fragmentary, and the identity fixation procedures, deeply related to the settings of power relations. The demonstration of how these concepts are built, especially regarding inequality in gender roles and support to female inferiority, makes room to, from the experiences and anxieties of the characters, reflect and deconstruct them.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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