Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ ManuellaSâmellaBorgesMuniz_tcc.pdf330,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Hora da Estrela de Clarice Lispector : uma aproximação entre autor, narrador, personagem e leitor
Autor(es): Muniz, Manuella Sâmella Borges
Orientador(es): Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da
Assunto: Lispector, Clarice, 1920-1977
Literatura brasileira
Personagens - análise psicológica
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Set-2016
Referência: MUNIZ, Manuella Sâmella Borges. A Hora da Estrela de Clarice Lispector: uma aproximação entre autor, narrador, personagem e leitor. 2015. [35] f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo uma aproximação da autora do romance, Clarice Lispector, com o narrador-personagem Rodrigo S. M. e a personagem principal Macabéa, e abordará aspectos deles e trechos da obra que permitam essa aproximação. Para tal, foram utilizados textos, artigos e ensaios sobre A hora da estrela, e sobre as relações entre literatura e psicologia, sobre a ontologia no romance e também a análise da própria obra. Essa obra possui um significado complexo, mas o tema no trabalho foi exposto de maneira sucinta, estando condensada na conclusão esta aproximação. Como para a leitura da obra, é preciso estar sensível e suscetível para a leitura deste trabalho, pois se faz necessário estar atento aos detalhes para a sua compreensão total, caso contrário fugirá uma ou outra coisa, e neste caso, o leitor também se faz peça principal. “Assim é que essa história será feita de palavras que se agrupam em frases e destas se envola um sentido secreto que ultrapassa palavras e frases” (Lispector, 1999, p. 14).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Curso de Graduação em Letras, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons