Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ValeriaSelvaBueno.pdf326,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modalidades de violência nas relações de trabalho em uma organização pública federal
Autor(es): Bueno, Valeria Selva
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Assédio no ambiente de trabalho
Comportamento organizacional
Assédio moral
Serviço público - administração de pessoal
Justiça organizacional
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 10-Fev-2011
Referência: BUENO, Valeria Selva. Modalidades de violência nas relações de trabalho em uma organização pública federal. 2009. 74 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as modalidades de violência no ambiente de trabalho numa organização pública federal, a partir da percepção e vivência de seus servidores, considerando as especificidades desse contexto organizacional, relacionando essa questão à justiça organizacional e seu impacto nas relações institucionais. Tem como objetivos específicos identificar quais as modalidades de violência que sofrem os servidores na organização pública federal; verificar qual o impacto da violência no trabalho sobre os servidores, no nível pessoal, psicológico e laboral; analisar as percepções e experiências de violências relatadas pelos servidores no contexto organizacional; identificar como a justiça interpessoal é percebida pelos servidores da organização; identificar os sentimentos e reações que advêm da percepção e vivência da (in) justiça interpessoal. A pesquisa bibliográfica evidenciou que a violência no trabalho afeta uma parte significativa da força de trabalho, implicando em custos consideráveis tanto para os servidores em termos de saúde e em relação a seu emprego, quanto para a organização. A pesquisa foi realizada com sete servidores, todos pertencentes ao quadro de carreira de uma organização pública federal, órgão do poder executivo, sediado no Distrito Federal, mediante entrevistas individuais semi-estruturadas. Para a maioria dos entrevistados a origem da violência no trabalho reside principalmente nos relacionamentos com a chefia imediata (justiça interpessoal) e na desigualdade de tratamento. Conclui-se que a justiça organizacional é relevante para a diminuição da ocorrência de violência no trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1484
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.