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dc.contributor.advisorFreitas, Sérgio Antônio Andrade de-
dc.contributor.authorRodrigues, Leandro Veloso-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Leandro Veloso. Um estudo sobre a contribuição do Programa Ciências Sem Fronteiras para o desenvolvimento de competências comportamentais da engenheira de software. 2016. 122 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2016.pt_BR
dc.description.abstractCompetências comportamentais se relacionam com os conhecimentos, atitudes e habilidades não técnicas associadas às áreas: social, pessoal e cognitiva. As competências comportamentais são igualmente importantes para o sucesso de qualquer projeto de software quanto as competências técnicas. Muitas vezes elas estão intimamente ligadas ao sucesso de uma tarefa que um engenheiro de software exerce. Algumas formas de desenvolver competências comportamentais estão ligadas a exposição pessoal a novos desafios e situações. O Ciências Sem Fronteiras (CsF) é um programa que busca, entre outros objetivos, desenvolver, capacitar e estimular as competências técnicas e não técnicas dos estudantes dos cursos de ciências no país. A Engenharia de Software (ES) é uma das graduações que se beneficiam deste programa. No entanto, quais são os reais ganhos referentes às competências comportamentais para os engenheiros de softwares participantes do programa de intercâmbio acadêmico CsF? Este trabalho buscou responder tal questão ao mapear as competências comportamentais essenciais aos formandos em ES e verificar como a experiência proporcionada pelo CsF as afetam. Para o alcance deste objetivo, um protocolo de revisão sistemática foi adaptado possibilitando a obtenção de um conjunto de competências. A verificação de como os egressos do programa, oriundos dos cursos de ES da UnB Gama, perceberam o desenvolvimento deste conjunto de competências foi obtido por meio da aplicação de um survey. De acordo com a execução deste trabalho, os estudantes acreditam que se comunicam melhor, não apenas em português, detêm uma maior capacidade de agir criticamente e obter novos conhecimentos, são mais responsáveis e sensíveis a diferentes culturas. Assim, na perspectiva dos estudantes de ES, a participação no programa CsF contribuiu para o desenvolvimento de importantes competências comportais esperadas em um Engenheiro de Software.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Ciência sem Fronteiraspt_BR
dc.subject.keywordEngenharia de softwarept_BR
dc.titleUm estudo sobre a contribuição do Programa Ciências Sem Fronteiras para o desenvolvimento de competências comportamentais da engenheira de softwarept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T13:49:54Z-
dc.date.available2016-09-30T13:49:54Z-
dc.date.submitted2016-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14867-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Behavioral competencies relate to knowledge, attitudes and non-technical skills associated to the social, personal and cognitive areas. Behavioral competencies are as important as technical skills regarding the success of any software project. Many times, these skills are strongly linked to the achievement of tasks performed by software engineers. Some ways of developing these skills are related to personal exposure to new challenges and situations. The Science Without Borders (CSF) is a program which aims, among other objectives, to encourage, practice and develop non-technical skills in the Brazilians’ science students. The graduation in Software Engineering is one of the Brazilian courses that can make use of this program. However, what are the real benefits related to behavioral competencies for Software Engineering students who participate in CSF academic exchange project? The present document aims to answer this question by mapping the essential behavioral competencies for Software Engineering students and verifying how the CsF affects them. The verification of how former FGA‘s Software Engineering students observe the development of these type of competencies was obtained by a survey. According to the results of this project, the students believe that not only do they communicate better in portuguese, but also in different languages, they’ve acquired a better critical thinking ability, also they‘re more responsible and sensible to different cultures. Summarizing it, in their perspectives the CSF experience gave the support to the development oF some important behavioral competencies expected for a software engineer.pt_BR
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