Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_KelenCristinaRodriguesRosa.pdf484,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evolução histórica dos acordos coletivos de trabalho e os resultados dos indicadores de desempenho de gestão organizacional nos Correios
Autor(es): Rosa, Kelen Cristina Rodrigues
Orientador(es): Melo, Eleuni Antônio de Andrade
Assunto: Convenção coletiva de trabalho
Negociação coletiva de trabalho
Clima organizacional
Pessoal - avaliação
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios)
Data de apresentação: Set-2009
Data de publicação: 10-Fev-2011
Referência: ROSA, Kelen Cristina Rodrigues. Evolução histórica dos acordos coletivos de trabalho e os resultados dos indicadores de desempenho de gestão organizacional nos Correios. 2009. 58 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O sucesso de um acordo coletivo de trabalho depende tanto das condições específicas da negociação em si, quanto das possibilidades oferecidas pelo contexto econômico, político e social em que a negociação acontece e também dos objetivos e metas definidos pelas partes em um determinado tempo. Esse trabalho tem como objetivo analisar a evolução dos acordos coletivos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), dos períodos de 2002, 2004, 2006 e 2008, e a influência desses acordos no resultado dos indicadores de gestão organizacional: clima organizacional e desempenho operacional. Com vistas a realizar a investigação proposta, buscouse auxílio no método de pesquisa do estudo de caso. Ao longo deste trabalho houve as explicações das fases da negociação coletiva e as ações adotadas pela empresa. A partir daí procurou-se analisar os resultados dos indicadores. Os resultados obtidos permitiram a observação da evolução nas tratativas do processo de negociação e foi possível concluir que ambos os indicadores - clima organizacional e desempenho operacional - são influenciados pelas negociações.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1489
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.