Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DanyloVieiraVasconcelosOliveira_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Melhoramento genético de Capsicum chinense Jacq. : seleção e avanço de gerações de linhagens com polpa firme e fácil destaque de frutos
Autor(es): Oliveira, Danylo Vieira Vasconcelos
Orientador(es): Ribeiro, Cláudia Silva da Costa
Carvalho, Sabrina Isabel Costa de
Assunto: Pimenta
Plantas - melhoramento genético
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: OLIVEIRA, Danylo Vieira Vasconcelos. Melhoramento genético de Capsicum chinense Jacq.: seleção e avanço de gerações de linhagens com polpa firme e fácil destaque de frutos. 2016. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Apesar do Brasil ser o centro de diversidade de Capsicum chinense, ainda pouco se explorou de toda a variabilidade genética disponível. A utilização dessa variabilidade é imprescindível para a otimização do processo de colheita mecanizada e diminuição de danos sofridos nos frutos durante a colheita e transporte. Dessa forma, o programa de melhoramento genético de Capsicum da Embrapa Hortaliças iniciou em 2011, pesquisa visando à obtenção de linhagens de pimentas Capsicum chinense com fácil destaque de frutos e polpa firme, além de bom valor agronômico. O método de melhoramento utilizado foi o genealógico ou pedigree. Este trabalho teve como objetivo a seleção de plantas com características de frutos e planta superiores e o avanço de duas gerações (F3 e F4) por meio de autofecundações em ambiente protegido. Além disso, os frutos das plantas selecionadas em F4 foram caracterizados com base em cinco descritores morfológicos de frutos, além da avaliação dos teores de sólidos solúveis totais (oBrix) e capsaicinoides (método HPLC), firmeza da polpa (penetrômetro) e cor de frutos maduros (colorímetro). De 269 plantas F3 avaliadas, onze foram selecionadas por apresentarem polpa firme e desprendimento fácil dos frutos. Na geração seguinte (F4), de 160 plantas avaliadas, foi possível identificar cinco genótipos com essas características (CNPH 40.478, CNPH 40.479, CNPH 40.480, CNPH 40.481 e CNPH 40.484). Foram observadas diferenças significativas (P < 0,05) entre as cinco linhagens F4 selecionadas para todas as características avaliados. Foi encontrada grande variação de valores do teor de capsaicinóides (1.607,49 a 367.032,20 SHU). As linhagens selecionadas apresentaram características agronômicas e industriais de interesse. Após dois a três ciclos de seleção em campo e autofecundação em telado, pelo menos uma dessas linhagens poderá dar origem a uma nova cultivar de pimenta Capsicum chinense melhor adaptada ao processo de colheita (manual ou mecanizada). Bem como, ser fonte de características de interesse para o melhoramento genético, dar origem a novas populações ou a produção de híbridos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons