Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_RenatadeSousaRamos.pdf383,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Expectativas profissionais e âncoras de carreira
Autor(es): Ramos, Renata de Sousa
Orientador(es): Freitas, Isa Aparecida de
Assunto: Carreiras - planejamento
Orientação profissional
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 11-Fev-2011
Referência: RAMOS, Renata de Sousa. Expectativas profissionais e âncoras de carreira. 2008. 60 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A alta competitividade no mercado de trabalho exige dos profissionais posicionamentos cada vez mais conscientes e assertivos quanto a trajetória profissional. Uma maior clareza quanto ao que se espera da profissão, bem como dos valores, necessidades e habilidades profissionais aumenta a possibilidade de realizar e alcançar a satisfação pessoal com os projetos profissionais. Assim, este estudo teve o propósito de investigar as possíveis relações entre as expectativas profissionais de estagiários e suas âncoras de carreira. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa por meio de aplicação de questionários. Participaram 23 estagiários de um Agente de Integração. Os dados obtidos foram submetidos à descrição e análise de conteúdo. Os resultados mostraram que, na maioria dos casos 52%, as expectativas profissionais dos estudantes não corresponderam as suas âncoras de carreira.
Abstract: The high competitiveness of the job market requires more conscious and assertive positions of professionals about their professional trajectory. Cleanness about what to expect of the profession, as well as the values, necessities and professional abilities increases the possibility of performing and achieving the personal satisfaction with the professional projects. So, this research had the porpoise of investigating the possible relations between the professional expectation of trainees and their anchors of career. For that, it was performed qualitative research by the application of questionnaire. 23 trainees of an Integration Agent were investigated. The information was submitted to a description and content analysis. The results showed that, in most of the cases 52%, the professional expectations of the students did not correspond to their career anchors.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1494
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.