Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JúliaEmanuelaAlmeidaDeSouza_tcc.pdf793,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Germinação de sementes de quinoa (Chenopodium quinoa Willd.)
Autor(es): Souza, Júlia Emanuela Almeida de
Orientador(es): Souza, Nara Oliveira Silva
Coorientador(es): Souza, Flivia Fernandes De Jesus
Assunto: Quinoa
Sementes - germinação
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 5-Out-2016
Referência: SOUZA, Júlia Emanuela Almeida de. Germinação de sementes de quinoa (Chenopodium quinoa Willd.). 2016. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As normas oficiais para análise de sementes não apresentam critérios para a execução de teste de germinação para diversas espécies comerciais, dentre elas encontra-se a quinoa. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é a determinação do substrato, da temperatura e do tempo de contagem para o teste de germinação em quinoa. Foram avaliados os substratos sobre papel (SP), entre papel (EP), sobre areia (SA) e entre areia (EA), nas variações de temperatura de 15, 20, 25, 30°C, e alternada 20-30°C. Foram avaliadas a contagem de germinação durante 7 dias e o percentual de plântulas normais, anormais e de sementes mortas, no índice de velocidade e tempo médio de germinação. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado em gerbox distribuídas em esquema fatorial 5 x 4 (temperaturas x substratos), em quatro repetições. Concluiu-se que o teste de germinação em sementes de quinoa deve ser realizado em temperatura alternada de 20-30o C, no substrato entre papel, com a contagem inicial aos dois dias e final aos quatro dias.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Campus Darcy Ribeiro, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons