Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GustavoAndreFernandesLima_tcc.pdf267,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interseccionalidade entre gênero e raça no Programa ‘Mulher,Viver sem violência’
Autor(es): Lima, Gustavo André Fernandes
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Gênero - desigualdade
Violência contra as mulheres
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Out-2016
Referência: LIMA, Gustavo André Fernandes. A interseccionalidade entre gênero e raça no Programa ‘Mulher,Viver sem violência’. 2016. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa foi investigar como as premissas do Programa Mulher, Viver sem Violência se relacionam com os conceitos de interseccionalidade com foco em gênero e raça. Essa análise foi feita utilizando os instrumentos de denúncia do Ligue 180 e sua forma de implementação e os dados apresentados pelos Mapas da Violência de 2012 ao ano de 2015. Dados revelados pelo Mapa da Violência de 2015 colocam o Brasil como 5º país mais violento do mundo com as mulheres. Em alguns estados as agressões na ultima década aumentaram mais de 300%, 106 mil mulheres mortas entre 1980 e 2013 e 2.875 nos últimos 10 anos, o que significa um aumento de 54% com base nos anos anteriores. O embasamento para esse relatório foram os Mapas da Violência, decretos e portarias do Ministério da Justiça (MJ), além do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/DATASUS/MS), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Mapa da Violência 2012, 2013 e 2014. Procurou-se refletir sobre o conceito de intereseccionalidade proposto por Kimberle Crenshaw (2011), e sua base conceitual de gênero e raça. Como complementação, foram discutidos os conceitos de violência, transversalidade e outros. A pesquisa teve como principais resultados que a problemática da violência contra a mulher negra ainda enfrenta problemas de diagnóstico e percepção da questão, que atrapalha a eficácia da sua implementação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.