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dc.contributor.advisorBin, Daniel-
dc.contributor.authorPrates, Isabela Wandalsen-
dc.identifier.citationPRATES, Isabela Wandalsen. PROUNI: programa de inclusão social ou de mercado?: uma análise sob a ótica mercantil. 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA educação é um direito social previsto na Constituição a ser ofertada principalmente pelo Estado. Entretanto, especialmente a partir do advento do neoliberalismo econômico no Brasil, vem ocorrendo um processo acelerado de expansão das instituições de ensino superior privadas, em desproporcionalidade com o setor público. Desta maneira, a educação superior vem sendo cada vez mais tratada como uma mercadoria. Diante do exposto, este trabalho adotou a seguinte pergunta norteadora: “de que modo o Programa Universidade para Todos se insere na lógica de mercantilização do ensino universitário no período neoliberal brasileiro?”. Parte-se da hipótese de que aspectos da configuração do Prouni favorecem diretamente o empresariado da área. Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo é a investigação da maneira como os interesses privados e mercantis se manifestam no Prouni. A pesquisa se caracteriza como descritiva e qualitativa. A coleta de dados foi documental e bibliográfica, realizada por meio de análise da legislação afim, estudo da bibliografia pertinente e informações provenientes de meios institucionais e eletrônicos. Os resultados evidenciam o processo de mercantilização, a partir da evolução comparada do número de instituições e matriculas no ensino superior privado e público. Os desdobramentos podem ser observados de diversas maneiras, como na discussão acerca da qualidade dos cursos oferecidos nos dois setores, visto que os critérios diferem de acordo com a finalidade da instituição. Ademais, efeitos da exploração comercial das instituições de ensino podem ser observados também no Prouni, tal como a concentração de bolsas em regiões mais ricas e concentração de vagas em determinados cursos. Palavras chave: Mercantilização do ensino superior. Programa Universidade para Todos. Neoliberalismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Universidade para Todos (PROUNI)pt_BR
dc.subject.keywordInclusão universitáriapt_BR
dc.titlePROUNI : programa de inclusão social ou de mercado? : uma análise sob a ótica mercantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-13T13:09:28Z-
dc.date.available2016-10-13T13:09:28Z-
dc.date.submitted2016-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14990-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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