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Título: Fatores que influenciam o comportamento motivacional dos servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE
Autor(es): Miranda, Lézio da Silva
Orientador(es): Torres, Cláudio Vaz
Assunto: Motivação no trabalho
Satisfação no trabalho
Comportamento organizacional
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 14-Fev-2011
Referência: MIRANDA, Lézio da Silva. Fatores que influenciam o comportamento motivacional dos servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. 2008. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores que mais influenciam o comportamento motivacional dos servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. A pesquisa bibliográfica evidenciou: as condições de trabalho no atual contexto, sob o impacto das transformações que se aceleram cada vez mais; o papel que as organizações assumem na vida dos indivíduos e as mudanças na administração pública decorrentes da implantação do modelo gerencial, nos anos 90, em função da necessidade de modernização do Estado. Buscou-se fundamentos teóricos com base em estudos e pesquisas de vários autores dessa área: Maslow que expõe a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas; Herzberg com a Teoria dos Dois Fatores; MacClelland que destaca três categorias (realização, poder e afiliação) e Douglas McGregor que trabalha a Teoria X e Y. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado e padronizado do tipo “survey”. Os dados coletados foram tabulados em arquivo eletrônico e a análise descritiva dos dados efetuada com o auxílio do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados obtidos apontam que os fatores: Boa relação com os colegas de trabalho; Competência da chefia imediata; Colaboração e cooperação entre os colegas de trabalho; Bom relacionamento com a chefia imediata; Estabilidade no trabalho e Estar lotado em setor adequado à sua realização profissional, são os que mais influenciam positivamente no comportamento motivacional dos servidores, sugerindo-se ao FNDE centrar sua atuação para o desenvolvimento dos referidos fatores motivacionais.
Abstract: The present work has as objective to analyze the factors that more influence the motivacional behavior of the servers of the National Fund for the Development of Education (FNDE). The literature search revealed: the working conditions in the current context, under the impact of the changes that are faster growing, the role that organizations take the lives of individuals and changes in government resulting from the implementation of the managerial model in the years 90, depending on the need for modernization of the state. We tried to theoretical principles based on studies and research of several authors of this area: it exposes the Maslow's Hierarchy of Needs Theory Human; Herzberg with the Theory of Two Factors; MacClelland that highlights three categories (achievement, affiliation and power) and Douglas McGregor who works the Theory X and Y. The instrument used was a structured and standardized like "survey". The data were tabulated on electronic file and descriptive analysis of the data made using the statistical package SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). The results indicate that the factors: Good relationship with co-workers; immediate competence of leadership, collaboration and cooperation among co-workers, good relationship with the immediate leadership, stability in work and being in crowded sector appropriate to their professional achievement, are the most positive influence on the motivational behavior of servers, suggesting to the FNDE focus its activities for the development of these motivational factors.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1501
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