Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasBatistaCarneirodeAlbuquerque_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Melhoria da qualidade do processo de envase de uma fábrica de bebidas não alcoólicas
Autor(es): Albuquerque, Lucas Batista Carneiro de
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: Controle de processo
Processos de fabricação
Data de apresentação: 29-Jun-2016
Data de publicação: 21-Out-2016
Referência: ALBUQUERQUE, Lucas Batista Carneiro de. Melhoria da qualidade do processo de envase de uma fábrica de bebidas não alcoólicas. 2016. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática de melhoria de processos através do uso de ferramentas da qualidade. O estudo teve como base uma empresa do ramo de bebidas energéticas e atuou sobre o problema de ocorrência de falhas ao se realizar o engarrafamento em uma de suas linhas de produção, ocasionando o desperdício de recursos e consequentemente gerando custos da não qualidade. O esforço realizado durante a pesquisa objetivou identificar as causas fundamentais do problema e elaborar um plano de ação capaz de eliminá-las. Foram aplicados o ciclo PDCA de melhorias juntamente com o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), utilizando ferramentas da qualidade como Estratificação, Folhas de Verificação, Histogramas e o método 5W1H nas etapas de identificação, observação e análise do problema, fundamentando ações de melhoria. Esta pesquisa permitiu identificar que as causas das falhas no processo de envase ocorrem devido a presença de defeitos propiciado pelas garrafas utilizadas na embalagem. Haja vista que a empresa que fornece as garrafas pertence à empresa processadora, houve a possibilidade de elaborar um plano de ação não apenas para implementação na fábrica de energéticos, como também no fornecedor de garrafas. No primeiro plano foram elencadas ações segundo a estratégia de diminuir a quantidade de garrafas não-conformes que adentram a linha de produção de bebidas, numa tentativa de mitigar a possibilidade de falhas. O segundo plano objetiva reduzir a quantidade de garrafas produzidas com defeito, ainda no fornecedor. Com a execução de ambos os planos e o atingimento da meta de redução de 50% da frequência de falhas no processo, espera-se que ocorra a economia de aproximadamente 85.000 litros de bebida, equivalentes a R$150.000,00, apenas no primeiro ano de aplicação do projeto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons