Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VanessaSouzaDiniz.pdf371,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A fragmentação da gestão do RPPS da União e a necessidade de criação de uma entidade gestora única
Autor(es): Diniz, Vanessa Souza
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
Previdência social
Contabilidade pública
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 4-Nov-2016
Referência: DINIZ, Vanessa Souza. A fragmentação da gestão do RPPS da União e a necessidade de criação de uma entidade gestora única. 2016. 21 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A legislação previdenciária estabelece que após a institucionalização do regime próprio de previdência social - RPPS, cada ente federado deve possuir apenas uma unidade gestora para sua operacionalização, mas não é isso que vem sendo observado no âmbito do Governo Federal, que ainda não instituiu uma entidade gestora única. Considerando que essa exigência precisa ser observada, e que a instituição de uma unidade gestora única pode proporcionar maior transparência e eficiência na gestão do RPPS, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a fragmentação da gestão do RPPS da União e a necessidade de criação de uma entidade gestora única. Para tratar a questão da pesquisa, foi analisada a avaliação atuarial do RPPS dos servidores civis da União relativa ao exercício de 2015, e o fluxo da execução orçamentária e financeira da folha de pagamento no âmbito de uma das unidades gestoras da União. Os achados do estudo confirmam as pesquisas anteriores, de que as atividades de concessão, pagamento e manutenção dos benefícios do RPPS da União são feitas de modo fragmentado entre os diversos Poderes, e que os gestores responsáveis pelo pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores públicos federais podem contar com o apoio do Sistema dos Regimes Próprios de Previdência Social - SRPPS, sendo os pagamentos efetuados no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons