Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GuilhermeMaragnoBarbosa_tcc.pdf3,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como ser má : um estudo de caso sobre as personagens principais da telenovela A usurpadora
Autor(es): Barbosa, Guilherme Maragno
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Telenovelas
Personagens - construção
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 7-Nov-2016
Referência: BARBOSA, Guilherme Maragno. Como ser má: um estudo de caso sobre as personagens principais da telenovela A usurpadora. 2016. 97 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A telenovela é uma forma narrativa relevante no cenário brasileiro. Desde seu surgimento no Brasil, em 1950, este gênero se adaptou às preferências do público e se modificou até adquirir características próprias. O presente trabalho apresenta uma breve retrospectiva da história da telenovela para identificar estas mudanças e, em seguida, descreve as particularidades deste gênero narrativo. Observa-se, também, que as telenovelas mexicanas têm obtido espaço e visibilidade na programação da televisão brasileira, e isto se deve, em parte, às semelhanças que a telenovela apresenta no Brasil e no México. Um exemplo de produção mexicana que obteve grande aprovação do público brasileiro é A Usurpadora. Esta trama se destaca pelo fato de as personagens principais, Paola Bracho e Paulina Martins, serem idênticas na aparência mas opostas em seus comportamentos. Para compreender melhor as características delas, foi feita uma descrição sobre o processo de criação de personagens, classificando-os de acordo com sua função dramática. Em seguida, foi feita uma análise de cenas de A Usurpadora com objetivo de identificar os elementos constitutivos e dramáticos utilizados para diferenciar Paola e Paulina.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons