Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GuilhermeMaiaBatista.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Maria Teresa Leão-
dc.contributor.authorBatista, Guilherme Maia-
dc.identifier.citationBATISTA, Guilherme Maia. Fatores associados ao desempenho de alunos do 3° ano do ensino médio do Distrito Federal: uma análise multinível aplicada a dados do Saeb 2013. 2016. vii, 50 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, foi estudado o desempenho dos alunos do 3° ano do Ensino Médio do Distrito Federal com base nos dados da Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica) de 2013, a mais recente. A Aneb foi criada pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e é composta por uma prova de matemática e outra de língua portuguesa. Tendo em vista a estrutura hierárquica dos dados, foi utilizada a técnica Análise Multinível. Sendo assim, foram construídos dois modelos: um para a pro ciência em matemática e outro para a pro ciência em língua portuguesa. A comparação entre os modelos mostrou algumas diferenças, como a variável sexo ser significativa para explicar apenas a disciplina matemática. Para o nível da escola, o único fator que se mostrou significativo foi o tipo de dependência administrativa para ambos os modelos. Aprimorar a educação deve ser um objetivo constante para uma sociedade, por isso, este trabalho pode servir de auxílio para conhecer os principais fatores associados ao desempenho dos alunos do 3° ano do Ensino Médio no Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnálise estatísticapt_BR
dc.subject.keywordAnálise multinível (Estatística)pt_BR
dc.subject.keywordSistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)pt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - desempenho escolarpt_BR
dc.titleFatores associados ao desempenho de alunos do 3° ano do ensino médio do Distrito Federal : uma análise multinível aplicada a dados do Saeb 2013pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-11-22T12:26:33Z-
dc.date.available2016-11-22T12:26:33Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15171-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In this work, we studied the performance of students of the 3rd year of high school in Distrito Federal based on the data from Aneb (National Assessment of Basic Education) 2013, the latest. The Aneb was created by SAEB (System of Basic Education Evaluation) and consists of a math test and a portuguese test. Given the hierarchical structure of the data, we used the technique Multilevel Analysis. Hence, two models were built: one for proficiency in math and another for proficiency in portuguese. The comparison between the models showed some differences, such as the variable gender being significant only for mathematics. For the school level, the only significant factor was the type of administrative dependence for both models. Improving education must be a constant goal for a society, so this work can be of help to know the main factors associated with the performance of students of the 3rd year of high school in Distrito Federal.pt_BR
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons