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Título: Ligue para a aula, desligue o celular
Autor(es): Ramos, Pedro Rodrigues
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Estudantes universitários - atitudes
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicação
Dispositivos móveis
Telefonia celular
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Dez-2016
Referência: RAMOS, Pedro Rodrigues. Ligue para a aula, desligue o celular. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os usos e abusos do celular em sala de aula têm sido estudados pela Educação e pela Comunicação, sobretudo nos ensinos fundamental e médio. Nesta monografia, o objetivo geral é analisar as percepções sobre tais usos e abusos entre estudantes e docentes da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, bem como estratégias e pactos para lidar com esse dispositivo, com ganhos para o ensino-aprendizagem. O método utilizado foi o dialético, e a pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Os resultados confirmam o que já havia sido apontado pelas leituras precedentes: muitos estudantes o utilizam para apoiar as aulas, ao pesquisarem conteúdo e interagirem com os colegas e docentes, mas a incorporação de seu uso didático pelos docentes, embora defendida, ainda não se materializa; acredita-se que ele provoque muita dispersão; a proibição é contestada, seja por sua eficiência, necessidade ou viabilidade; é necessário pensar a aula como uma construção coletiva, de responsabilidade de alunos e professores. Por fim, os resultados apontam para novas perguntas: como os celulares remodelam nossa atenção? Como se educar para Comunicação em um mundo em que esses dispositivos são atores fundamentais?
Abstract: The uses and abuses of the cell phone in the classroom have been studied by Education and Communication, especially in primary and secondary education. In this monograph, the general objective is to analyze the perceptions of such use and abuse among students and faculty of the School of Communication at the University of Brasilia, as well as strategies and agreements to deal with this device, with gains for teaching and learning. The method was dialectical, and the research, exploratory, and they were performed through interviews and questionnaires. The results confirm what had already been pointed out by previous readings: many students use it to support the lessons, to search for content and interact with fellow students and professors, but to incorporate its didactic use by teachers, although defended, it’s not being materialized yet; it is believed that it causes much dispersion; the ban is challenged, either by its efficiency, necessity or viability; It is necessary to think of the class as a collective construction, a responsibility of students and teachers. Finally, the results point to new questions: how cell phones remodel our attention? How to educate ourselves for Communication in a world in which these devices are key actors?
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



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