Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LetíciaDeSouza_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A viabilidade do uso do celular nas aulas de artes
Autor(es): Souza, Letícia de
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Arte e tecnologia
Tecnologia na educação
Dispositivos móveis
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Dez-2016
Referência: SOUZA, Letícia de. A viabilidade do uso do celular nas aulas de artes. 2016. 46 f., il. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a possibilidade do uso do celular em aula de artes, podendo assim, contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Proibido em muitos estados e municípios, como no município de Barretos, o uso ou não do celular em sala de aula tornou-se um problema para o professor. Partindo desse problema o escopo é mostrar que o uso do celular, como ferramenta, pode trazer contribuições para a prática escolar nas aulas de artes. Para isso foi abordado sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação inspirando o fazer artístico com o ensino de Artes Visuais. A pesquisa é de caráter qualitativa, foram levantados dados sobre a motivação dos alunos da terceira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Centro Paula Souza - ETEC Cel. Raphael Brandão, por meio de questionário e, utilizando o aplicativo de celular, QR CODE. Também, foi utilizado a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, em que os alunos vivenciaram as fases de contextualizar, refletir e fazer artístico. Os resultados mostraram-se relevantes e traz uma reflexão sobre a importância da inclusão do uso do celular nas aulas de artes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão do curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons