Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnnaKarolinnySilvaBrasil_tcc.pdf604,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização da produção científica em monografias do Curso de Terapia Ocupacional da UnB
Autor(es): Brasil, Anna Karolinny Silva
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Produção científica
Ensino superior - pesquisa
Terapia ocupacional
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Dez-2016
Referência: BRASIL, Anna Karolinny Silva. Caracterização da produção científica em monografias do Curso de Terapia Ocupacional da UnB. 2016. [22] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: As atividades de pesquisa no Brasil se desenvolvem quase que exclusivamente nas universidades públicas e em programas de pós-graduação. Há uma escassez de literaturas nacionais sobre a profissão, mostrando a necessidade de publicações. Objetivo: Identificar as monografias defendidas no curso de terapia ocupacional de uma instituição pública de graduação, quanto quantidades de monografias defendidas por ano, abordagens (métodos, técnicas e procedimentos) e incidência das especialidades da Terapia Ocupacional. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, retrospectiva, com abordagem quantitativa e descritiva, realizada eletronicamente na Biblioteca Digital de Monografias (BDM). Resultados: Há uma diferença significativa na quantidade de monografias entre os anos estudados, as especializações contextos sociais e saúde mental destacaram – se, assim como, abordagem qualitativa e as metodologias exploratória e descritiva. Conclusão: O estudo mostra o potencial de crescimento da produção científica do curso de terapia ocupacional. Observa-se também lacunas na metodologia das monografias, referente ao tipo de delineamento utilizado.
Abstract: Introduction: Researches in Brazil are developed almost exclusively in public universities and graduate programs. There is a lack of national literatures on the profession, showing the need for publications. Objective: To identify the monographs defended in the course of occupational therapy in a public institution of graduation, the amounts of monographs defended by year, approaches (methods, techniques and procedures) and incidence of the specialties of Occupational Therapy. Methodology: This is a documentary research, retrospective, with quantitative and descriptive approach, carried out electronically in the Digital Library Monographs (BDM). Results: There is a significant difference in the amount of monographs along the period analyzed, the social contexts and mental health specializations stood out, as well as qualitative approach and exploratory and descriptive methods. Conclusion: The study shows the potential increase of the scientific production of the Occupational Therapy course. It is also possible to notice gaps in the methodology of monographs when it comes to the design used.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons