Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15224
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinaSenaAlves.pdf327,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Disclosure ambiental : uma análise das companhias do setor de água e saneamento com ações listadas na BM&FBovespa frente á crise hídrica
Autor(es): Alves, Marina Sena
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Disclosure
Disclosure voluntário
Contabilidade ambiental
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 7-Dez-2016
Referência: ALVES, Marina Sena. Disclosure ambiental: uma análise das companhias do setor de água e saneamento com ações listadas na BM&FBovespa frente á crise hídrica. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O disclosure voluntário ambiental trata da divulgação de informações relacionadas ao meio ambiente que as empresas geralmente fazem para reduzir a pressão e a coerção de mecanismos externos, como por exemplo, a aplicação de multas e pressões sociais. O presente estudo objetiva investigar as características do disclosure voluntário ambiental das empresas do setor de água e saneamento com ações listadas na BM&FBovespa frente á crise hídrica. Para atingir o objetivo da pesquisa foram analisadas as Demonstrações Financeiras, os Relatórios da Administração e as Notas Explicativas do ano de 2014 e 2015 de 6 companhias do setor de água e saneamento que tem ações listadas na BM&FBovespa , de um total de 33 companhias do setor. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e de análise de conteúdo dos documentos citados. Os resultados demonstraram que as empresas divulgam mais informações relacionadas à categoria “informações financeiras ambientais” e “políticas ambientais”, sendo que apenas 2 empresas da amostra, a Sanepar e a Sabesp, demonstraram itens em todas as categorias do estudo nos dois anos analisados. Quatro companhias da amostra citam que foram afetadas direta ou indiretamente pela crise hídrica e que isso impactou negativamente seu resultado, mas que na maioria dos casos isso foi revertido com um aumento nas taxas de cobrança. Apenas uma companhia da amostra, a Sanepar, faz a mensuração de ativos ambientais e também foi a única que se mostrou preocupada em apurar outras bases de ativos relacionados ao meio ambiente para atender á leis ambientais do setor. Observou-se também que no geral as informações ambientais concentraram-se no relatório da administração com a divulgação de informações predominantemente positivas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons