Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15230
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EricdoNascimentoLamounier.pdf291,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização das informações orçamentárias no contexto da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Autor(es): Lamounier, Eric do Nascimento
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Orçamento público
Setor público
Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Dez-2016
Referência: LAMOUNIER, Eric do Nascimento. A utilização das informações orçamentárias no contexto da nova contabilidade aplicada ao setor público. 2015. [48] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar como são utilizadas as informações orçamentárias no contexto da nova contabilidade aplicada ao Setor Público, a partir da revisão bibliográfica e normativa sobre o tema e da aplicação de questionário de pesquisa estruturado para contabilistas e gestores municipais responsáveis pela elaboração dos balanços públicos e demonstrativos fiscais. Os achados do estudo mostram que a maior parte dos respondentes tem dificuldades em distinguir o “mundo orçamentário” do “mundo patrimonial”, pois não consegue identificar concomitantemente os critérios que caracterizam a existência da receita orçamentária e da despesa orçamentária, e nem o momento (receita, arrecadação; despesa, empenho) em que seus valores devem ser reconhecidos. Os dados também mostraram que mais de 60% dos Municípios brasileiros já adotaram o PCASP, e que para registrar as informações de natureza orçamentária vem sendo adotado um plano de contas com maior detalhamento de contas. Quanto as dificuldades na utilização das informações orçamentárias para preenchimento dos demonstrativos e balanços públicos, as maiores dificuldades referem-se ao preenchimento do SIOPS e do SIOPE, o que pode gerar prejuízos nas políticas públicas de saúde e educação, dado o risco de erros de mensuração nos valores informados nesses demonstrativos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons