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Título: Justiça organizacional em uma organização pública federal
Autor(es): Schmaltz, Alessandra Pinheiro
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Comportamento organizacional
Satisfação no trabalho
Justiça organizacional
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 16-Fev-2011
Referência: SCHMALTZ, Alessandra Pinheiro. Justiça organizacional em uma organização pública federal. 2009. 42 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária )-Universidade de Brasília, Brasília, 2009
Resumo: O presente estudo teve por tema a justiça organizacional e como objetivos específicos: a apresentação, caracterização e discussão de questões conceituais acerca da justiça organizacional, mediante revisão da literatura atual; a análise de percepções e experiências de justiça e injustiça no trabalho, à luz das cinco dimensões de justiça propostas pelo modelo pentadimensional de análise (justiça de recompensas, justiça de atribuição de tarefas, justiça de procedimentos, justiça interpessoal e justiça informacional); a identificação de atitudes e comportamentos influenciados pela percepção de justiça no trabalho, bem como os sentimentos e os tipos de reações mais comuns diante da percepção de injustiça. A pesquisa foi realizada com nove servidores, todos pertencentes ao quadro funcional de uma organização pública federal, órgão do poder judiciário, sediado no Distrito Federal, mediante entrevistas individuais em profundidade e semi-estruturadas. Para a maioria dos entrevistados seriam justas as recompensas recebidas, a atribuição de tarefas e o relacionamento com a chefia (justiça interpessoal); houve, por outro lado, a percepção de injustiça quanto a procedimentos e ao caráter informacional da relação superior-subordinados. Ainda na opinião dos entrevistados, a injustiça traria sentimentos de tristeza, solidão, revolta, descrença, insatisfação, desmotivação e afeta o bem-estar físico e psicológico, a produtividade, a qualidade, o comprometimento, o clima organizacional, a confiança na instituição, o relacionamento interpessoal. Como reações comuns à injustiça foram apontados o conformismo e a execução do trabalho por mera obrigação. Diante dos resultados encontrados, conclui-se que a justiça no trabalho é importante fator para o bem-estar dos empregados e para o funcionamento das organizações. Verificou-se ainda a multidimensionalidade do construto justiça organizacional, como apontado na literatura, assim como a coexistência de justiça e injustiça na organização e a interação entre as diversas dimensões.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1524
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