Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1525
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AndreaCarlaMarquesBortolato.pdf212,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Assédio moral : um estudo do fenômeno dentro de uma organização judiciária federal
Autor(es): Bortolato, Andréa Carla Marques
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Assédio moral
Assédio no ambiente de trabalho
Serviço público - administração de pessoal
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 17-Fev-2011
Referência: BORTOLATO, Andréa Carla Marques. Assédio moral: um estudo do fenômeno dentro de uma organização judiciária federal. 2009. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O sofrimento no trabalho se apresenta de várias formas. De problemas físicos a sofrimentos psíquicos, o que se percebe é que a violência nesse ambiente assume contornos cada vez mais perversos e sutis. É nesse contexto que emerge o fenômeno do assédio moral no local de trabalho. Verifica-se que esse fenômeno traz prejuízos não só às vítimas, mas ao próprio órgão público ou empresa e a toda a sociedade. Este trabalho discute a postura da Administração de uma organização judiciária federal no combate e prevenção do fenômeno. Para tanto realizou-se, através de entrevistas com instrumento de pesquisa do tipo survey, aplicadas aos responsáveis pela gestão de pessoas do Tribunal e de servidores diversos, a análise de se e como esse fenômeno se manifesta e é tratado dentro da organização. Conclui-se que, apesar de já terem sido verificadas ocorrências da espécie e ter havido punições por esse tipo de comportamento com base na Lei 8.112/90, não há uma política efetiva de combate e prevenção do fenômeno por parte da Administração do Tribunal. Recomenda-se a ampliação do estudo, com novo instrumento e foco direcionado para gestores e não gestores separadamente, como forma de melhor conhecer e dimensionar o problema na organização estudada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1525
Aparece na Coleção:Gestão Judiciária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.