Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_StelaCristinaFerreiraDaSilva.pdf624,78 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFrança, José Antônio de-
dc.contributor.authorSilva, Stela Cristina Ferreira da-
dc.identifier.citationSILVA, Stela Cristina Ferreira da. Análise dos índices de rentabilidade e do grau de alavancagem financeira de empresas de consumo cíclico listadas na BM&FBOVESPA de 2011 à 2015. 2016. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractUma empresa pode financiar suas atividades com recursos próprios ou com recursos de terceiros, como empréstimos, financiamentos e debêntures. A motivação para a realização desse trabalho está na importância de se ter conhecimento sobre os índices financeiros que mostram o retorno desses recursos, e de se ter uma visão sistêmica dos processos financeiros das organizações através desses índices. Os problemas de pesquisa consistem nas seguintes questões: Qual a relação entre os indicadores de Rentabilidade e as variáveis que os compõe e o Grau de alavancagem Financeira? As empresas de consumo cíclico tiveram um comportamento similar e estável em seus retornos? O objetivo é responder essas questões através da análise das demonstrações de firmas listadas na BM&F Bovespa. Essas questões foram respondidas através da análise das estatísticas descritivas e do modelo de correlação linear de Pearson. Para satisfazer o objetivo, foi feito um estudo de caso em demonstrações financeiras com base nas informações da Advanced Financial Network (ADVFN), de 10 empresas do setor de Consumo Cíclico, no período de 2011 à 2015. Empresas do setor de Consumo Cíclico são as que mais nos deparamos cotidianamente, por isso elas são objeto desse estudo. Como contribuição, o artigo é importante por fazer uma análise do comportamento do capital das empresas de Consumo Cíclico no aspecto da participação do capital de terceiros que o compõe.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - rentabilidadept_BR
dc.subject.keywordAlavancagem operacional e financeirapt_BR
dc.titleAnálise dos índices de rentabilidade e do grau de alavancagem financeira de empresas de consumo cíclico listadas na BM&FBOVESPA de 2011 à 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-12-22T19:21:09Z-
dc.date.available2016-12-22T19:21:09Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15281-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons