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Título: A evasão no Projovem urbano em Luziânia - GO
Autor(es): Borges, Alana Rose Farias
Jesus, Divaneide de
Borges, Rosilene Lourenço Farias
Barros Júnior, Francisco Everton de Sousa
Santos, Tales Ramos Monteiro dos
Orientador(es): Benício, Miliane Nogueira Magalhães
Coorientador(es): Pereira, Maria Luiza Pinho
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 2º Segmento : Mundo do Trabalho e Educação Profissional - Projovem
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 2-Jan-2017
Referência: BORGES, Alana Rose Farias et al. A evasão no Projovem urbano em Luziânia - GO. 2015. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Projeto de Intervenção Local, A Evasão no Projovem Urbano em Luziânia, Goiás, foi construído a partir da problemática apresentada no Programa sediado na Escola Municipal Eleuza Aparecida de Paiva Neto, localizada na periferia da cidade, como um fenômeno que acontece por diversos motivos e que leva os jovens e adultos a interromperem os estudos, isto é, a evadirem. Diante dessa realidade corrente na Educação de Jovens e Adultos e, também, no Projovem Urbano, Programa que também integra essa modalidade de educação e partilha a mesma problemática de altos índices de evasão, este Projeto de Intervenção Local (PIL) configura-se como uma resposta teórico-prática de combate à evasão. Portanto, este PIL apresenta uma proposta pedagógica diferenciada como meio de viabilizar práticas pedagógicas capazes de transformar a escola e assim contribuir para que os alunos do Projovem Urbano concluam o ensino fundamental em conjunto com qualificação profissional. Para tanto, buscou-se ao longo de nove meses, 2014-2015, conhecer o perfil do público-alvo no Programa, planejar e desenvolver ações e estratégias a fim de diminuir as circunstâncias que levam os alunos a evadirem dentro de uma visão interdisciplinar com o objetivo de deixar as aulas e o ambiente escolar mais atrativo para que eles permaneçam até o final do Programa, conciliando os estudos e o trabalho.
Abstract: This local intervention project, Drop-out in Urban Projovem in Luziânia, Goiás, was developed from the problem experienced at the municipal school Eleuza Aparecida de Paiva Neto at the outskirts of the city, as a phenomenon which takes place for several reasons, and which leads young adults and adults to drop out of school, i.e., to evade. Within this present reality in the Education of Young Adults and Adults and also in the Urban Projovem, a program which integrates this modality of education and shares the same problems of high drop-out rates, this local intervention project (LIP) presents itself as a theoretical-practical answer to fight drop-out. Therefore, this LIP has a differentiated pedagogy, as a way to make viable the pedagogical practices which are able to transform school and thus contribute for the Projoven Urbano students to conclude primary school together with professional development. For that, we have tried, throughout nine months, from 2014 to 2015, to know the profile of the target students in the program in order to plan actions and strategies so as to lower the circumstances, which lead students to evade, within an interdisciplinary view leading to more attractive classes and school environment so that they keep in school while working.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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