Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucianaOliveiraLima_tcc.pdf496,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento e práticas pedagógicas : construindo novos paradigmas na EJA
Autor(es): Lima, Luciana Oliveira
Orientador(es): Castro, Ana Cristina de
Coorientador(es): Linhares, Maria do Socorro da Silva
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Linguagens - Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Letramento
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 3-Jan-2017
Referência: LIMA, Luciana Oliveira. Letramento e práticas pedagógicas: construindo novos paradigmas na EJA. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho é um Projeto Intervenção Local (PIL) que buscou formar leitores que dominem a habilidade de leitura e escrita para o uso da língua nas práticas sociais. A questão central deste estudo foi investigar quais as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA quanto à aquisição e domínio da leitura durante o processo de alfabetização e de letramento. O lócus da pesquisa foi o Centro de Ensino Fundamental 05 de Sobradinho-DF. Neste sentido, realizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os sujeitos participantes deste estudo foram 24 estudantes do 1º segmento da EJA, de uma escola pública do DF. O objetivo deste PIL foi contribuir para a formação do estudante letrado na Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: This work is a Local Intervention Project (LIP), which sought to form readers who can master reading skills and writing to the use of language in social practices. The main question of this study was to investigate which learning difficulties of students in Youth and Adult Education as the acquisition and mastering of reading during the process of initial reading instruction and literacy. The locus of the research was the Elementary Education Centre 05 – Sobradinho – Federal District. Therefore, a bibliographical and documentary research was carried out. The participants of this study were 24 students of the 1st segment of adult education from a public school. The aim of this Local Intervention Project (PIL) was to contribute to the formation of literate student at the Youth and Adult Education (EJA ) .
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons