Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EnirGoncalvesCosta_tcc.pdf536,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Situação da inclusão escolar de estudantes surdos em uma Escola Municipal de Carinhanha-BA
Autor(es): Costa, Enir Gonçalves
Orientador(es): Fernandes Neto, Erivaldo
Assunto: Inclusão escolar
Surdos - educação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: COSTA, Enir Gonçalves. Situação da inclusão escolar de estudantes surdos em uma Escola Municipal de Carinhanha-BA. 2015. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda primordialmente questões que permeiam a inclusão do aluno surdo na rede pública de ensino, confrontando a política nacional de educação inclusiva com dados qualitativos obtidos a partir da opinião dos próprios entes envolvidos no processo de inclusão escolar. Objetivando construir um diagnóstico mínimo da realidade educacional dos estudantes surdos na rede pública municipal de ensino da cidade de Carinhanha. Para realização do objetivo geral, foram construídos instrumentos de pesquisas qualitativas, através de entrevistas semiestruturadas. A motivação para construção do trabalho veio da conclusão de que a comunicação dos estudantes surdos é um dos principais desafios para inclusão escolar das pessoas com deficiência. Cujo Objetivo é Observar se os apoios ofertados no sistema de ensino são suficientes para atender as demandas dos estudantes surdos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons