Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HenriquedeLimaGalvao_tcc.pdf522,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A era da informação narrada pelo jornal Correio Braziliense de 1990 - 1999
Autor(es): Galvão, Henrique de Lima
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Informacionalismo
Fontes jornalísticas
Fontes de informação
Correio Braziliense (Jornal)
Data de apresentação: 16-Nov-2016
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: GALVÃO, Henrique de Lima. A era da informação narrada pelo jornal Correio Braziliense de 1990 - 1999. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Advinda do desenvolvimento tecnológico dos computadores, aliado ao fenômeno sociopolítico e econômico conhecido como globalização, a era da informação, instaurou-se como um novo paradigma na recente reestruturação do modelo de desenvolvimento capitalista a partir de meados do século XX. Novos meios de comunicação surgiram, dentre eles a Internet, que mudaria os rumos e parte da dinâmica sociopolítica e cultural da maioria dos países industrializados a partir de sua abertura ao público no início da década 1990. Este trabalho tem como objetivo analisar, durante a década de 90, dentro de uma perspectiva histórica e sociológica, o discurso do jornal Correio Braziliense em relação ao surgimento da internet e algumas de suas consequências no âmbito sociocultural. Apoiado em um amplo aporte teórico, esta monografia relata primordialmente o percurso histórico que nos levou a este novo modo de produção conhecido como informacionalismo bem como alguns de seus desdobramentos no âmbito da comunicação e da cultura.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons