Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Sílvia Urmila Almeida | - |
dc.contributor.author | Cardoso Filha, Edite Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO FILHA, Edite Rodrigues. Fatores que influenciam a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar e compreender quais fatores que favorecem e/ou enfraquecem a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como contexto de pesquisa uma escola pública do município de Carinhanha (BA). Os textos utilizados na fundamentação teórica ajudaram a compreender o processo de ensino-aprendizagem de alunos com NEE, a partir da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski, a fim de abordar a relação entre família e escola, conceitos estes tão importantes para a implementação de um sistema de ensino voltado às diferenças. A metodologia é de cunho qualitativo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado e observações na escola. Os participantes foram três mães de alunos com NEE, a diretora e dois professores da escola em que esta pesquisa foi realizada. Os resultados alcançados demonstraram a importância do relacionamento e da parceria entre família e escola para implementação de um trabalho em rede que potencialize o processo de ensino-aprendizagem de alunos com NEE. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Fatores que influenciam a parceria entre escola e família de alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T11:56:56Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T11:56:56Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15462 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|