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Título: Circuito : jogo de realidade alternada para o desenvolvimento humano e exploração de localidades
Autor(es): Faria, Raianne Rodrigues de
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos eletrônicos
Design de jogos
Design de serviços
Jogos
Jogos de realidade alternada
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: FARIA, Raianne Rodrigues de. Circuito: jogo de realidade alternada para o desenvolvimento humano e exploração de localidades. 2016. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este projeto discorre sobre uma resolução conceitual para uma inquietação poética envolvendo cultura local, movimento e imaginação. O processo de design deste trabalho envolveu estruturação e geração de alternativas de forma intermitente, percorrendo diversos conceitos de design como design de interação e design de serviço, porém se utilizando prioritariamente de design de jogos e suas ferramentas. Com processo de design extenso, envolvendo pesquisa, coleta e análise de dados, geração de alternativas, colaboração em oficinas com o público-alvo, validando e coletando feedbacks em relação a proposta de projeto, este trabalho resultou em um jogo de realidade alternada que toca nos pilares iniciais do problema. O jogo resultante deste projeto é suportado por um aplicativo para celulares Android criado e focado no desenvolvimento humano e na exploração de localidades, que além de promover acesso a missões de jogo, entrega serviços adicionais assim como permite a criação de jogos por parte da comunidade do jogo, exercendo mais uma vez a imaginação, e diversificação da cultura e de localidades. É apresentada representações visuais do sistema de jogo e navegação pelo aplicativo em forma de fluxos (blueprints), assim como é entregado as interfaces do sistema, apresentando a identidade visual desenvolvida para a marca e para o produto final.
Abstract: This project is about a conceptual solution for a poetic concern that covers local culture, movement and imagination. The design process involved intermittent research and brainstorming, roaming through a few design concepts like interactions and service design, landind in game design and it’s tools. With an extensive design process involving research, gahering and analyzing data, brainstorming, collaboration from the target audience through workshops to validate and collect feedbacks from the project proposal, this work resulted in an alternate reality game that may resolve the inicial problem. The developed game is supported by an App for Android mobile phones in which was criated and has it focus in human development and explorations of nearby areas. The App gives access to the game (all it’s missions) as well as delivers additional services like a plataform for the payers to create new games to their game community, exercising imagination and diversifying their culture. This project is represented by blueprints that shows the gameflow and App navigations, as well as the game interfaces that brings the developed visual identity of the presented product.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Desenho Industrial, 2016.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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