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Título: O plano de comunicação interna : da formulação à implantação pela área de recursos humanos de uma empresa pública do Distrito Federal
Autor(es): Avelar, Beatriz Castro
Orientador(es): Curvello, João José
Assunto: Comunicação interna
Clima organizacional
Cultura organizacional
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: AVELAR, Beatriz Castro. O plano de comunicação interna: da formulação à implantação pela área de recursos humanos de uma empresa pública do Distrito Federal. 2016. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formulação e implantação de um plano de comunicação interna pela área de recursos humanos de uma empresa pública do Distrito Federal. Nessa temática, a compreensão de conceitos sobre organizações, cultura, comportamento, gestão de recursos humanos problematizam e nos situam em uma realidade complexa para entender a importância dos processos comunicacionais nesse ambiente. Em pesquisa de diagnostico e depois de avaliação percebemos que uma empresa pública é um espaço muitas vezes caracterizado por desconfiança, serviços precários e falta de inovação, as empresas públicas comparadas com as privadas podem apresentar mais dificuldades no desenvolvimento de tal processo. No entanto, é possível afirmar que, quando há uma gestão engajada no diálogo e na divulgação das informações, é possível desenvolver um trabalho de qualidade, que possibilite a mudança de cultura e clima organizacional, proporcionando assim a motivação e engajamento do público interno.
Abstract: This paper presents a case study of the elaboration and execution of an Internal Communication Plan in the area of Human Resources of a public company in the Federal District. In this theme, understanding the concepts about organizations, culture, behavior, HR management problematize and place us in a complex reality to understand the importance of communication processes in this environment. In an area often known by mistrust, poor services and lack of innovation, public companies compared with private may have more difficulties in the development of such a process. However, it is clear that when there is a management engaged in dialogue and dissemination of information, it is possible to develop quality work, which allows the change of organizational culture and climate, thus providing the motivation and commitment of the workforce.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Curso de Comunicação Organizacional, 2016.
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