Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15517
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElintonCordeiroDosSantos_NagelaMariaDeSenaFialho_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Danúbia Régia da-
dc.contributor.authorSantos, Elinton Cordeiro dos-
dc.contributor.authorFialho, Nágela Maria de Sena-
dc.identifier.citationSANTOS, Elinton Cordeiro dos; FIALHO, Nágela Maria de Sena. A diversidade na EJA como elemento de transformação da prática pedagógica. 2015. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNo Distrito Federal, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), dá a oportunidade a toda a comunidade a chance de retorno à escolaridade com conclusão do ensino médio em menos tempo do que os demais do Ensino Regular. Contudo, no Centro Educacional 07, o ingresso destes alunos na modalidade EJA não tem garantido a conclusão no prazo esperado. Ao iniciar o semestre, percebemos a escola cheia de alunos, as salas animadas e esperançosas. Porém, com o tempo vão se esvaziando. Além da evasão escolar que atinge todas as escolas do Distrito Federal, no Centro Educacional 07, ponto central de nossa pesquisa, observamos alunos com características diversificadas e de realidades sociais muito diferentes: Donas de casa, empregados domésticos, trabalhadores com duplas jornadas de trabalho, muitos migrantes principalmente nordestinos, alunos idosos, jovens advindos do turno matutino e mães solteiras. Toda essa diversidade faz o professor pensar que está diante de vários problemas em sala de aula e que ele apenas facilita sua vivência em sala apaziguando a situação de alunos de classes sociais menos favorecidas, baixo pré-requisitos, idosos misturados aos alunos mais jovens. Muitos professores veem as diversidades dos alunos do 3º segmento, um dos principais obstáculos que dificultam a aprendizagem. Através da análise de questionários e gráficos, conversas informais com professores e da observação de alunos, percebemos que o docente tem por hábito discriminar, separar, ignorar os alunos que poderiam servir de apoio em suas aulas, como alunos fora da faixa e idade escolar, que se sentem, às vezes, desacreditados pelo professor e por aspectos sócio-histórico-cultural de vários alunos da EJA. A prática pedagógica proposta se volta à reestrutura metodológica profissionalizante que poderia levar o aluno ao mercado de trabalho; a participação direta e atuante do professor, para que o aluno se sinta mais seguro didaticamente no desenvolvimento dos problemas encontrados em sala. O professor que atua em sala de aula precisa pensar no coletivo, em maneiras de salvar aqueles alunos que ainda se encontram perdidos. O professor que sente prazer na reprovação porque o aluno não alcançou suas expectativas ou porque não houve socialização por parte de ambos, o professor precisa pensar seu lado profissional, sua falta de comprometimento como educador. Há muitas teorias formuladas que, na prática de cotidiano escolar, deixam a desejar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.titleA diversidade na EJA como elemento de transformação da prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-06T13:57:47Z-
dc.date.available2017-01-06T13:57:47Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15517-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1No Federal District, the Youth and Adult Education (EJA), the an opportunity one whole community a chance to return to school to high school conclusion do it in less time do that too Regular Education. However, no Educational Center 07, the entry of these students in adult education mode has not guaranteed the conclusion not expected term. Starting the semester, Students perceive a full school as animated rooms and hopeful. However, with the pace emptying. In addition to the school evasion that reaches all the schools of the Federal District, no Educational Center 07 Central point of our research, we found students with diverse characteristics and social realities very different: Housewives, domestic workers, workers with double work journeys, many northeastern migrants mainly students Seniors, youth arising from the morning and Single mothers turn. All this diversity makes Professor of Thinking what is the face of Several Issues in the classroom and what he just facilitates your room in living appeasing one lessons, the student situation social favored Less, Low prerequisites, Senior mixed to students younger. Many teachers see as diversity of the 3rd segment Students, one of the main obstacles that hinder learning. Through the questionnaires analysis and graphics, informal conversations with teachers and students watching, we realize what the teacher has a habit discriminate, separate, Ignore the schoolchildren could serve support your lessons How Students range of forums and Manners, which feel like sometimes-discredited hair and teacher in social historical and cultural aspects of several students of EJA. The proposal pedagogical practice turns to professional methodological restructures that could bring the student to the labor market; direct participation and active teacher, for what the student feel safe anymore didactically Development problems encountered in the classroom. The teacher acts that classroom need to think collectively on ways to save those students who are still lost. Professor what feels pleasure in failure because the student reached not your expectations or not in socialization, because there was part of both, teacher need think your professional side your lack of commitment as an educator. There are many theories formulated that, in the daily school practice, fall short.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : Diversidade na EJApt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons