Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PauloAlipiusMiketenDaSilva_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade técnica e financeira de captação de águas pluviais em sistemas prediais em Brasília – DF
Autor(es): Silva, Paulo Alipius Miketen da
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Águas pluviais
Data de apresentação: Mar-2016
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: SILVA, Paulo Alipius Miketen da. Viabilidade técnica e financeira de captação de águas pluviais em sistemas prediais em Brasília – DF. 2016. [68] f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta a viabilidade de implantação de um sistema de captação em Brasília (DF), mais especificamente na Superquadra 111 Norte. Com essa forma alternativa de utilização de águas pluviais para fins não potáveis, há uma maior conscientização em relação ao uso de água potável e consequentemente uma mudança no pensamento ambiental da população que possa vir a aderir a um sistema de captação de águas pluviais. Portanto, o sistema é feito para captar água da chuva e ser redirecionado para o uso de “água cinza” e ver o quão viável é sua implantação. Os dados apresentados foram calculados a partir de estimativas, envolvendo uma diferença entre o custo total de implantação de um sistema de captação pluvial e a possível economia que se pode obter ao decorrer do tempo. Com tal sistema é possível estimar em quanto tempo há um retorno a partir de sua implantação e a possibilidade de uma redução de transtornos hídricos urbanos, tais como enchentes e alagamentos, que têm se tornado constantes em Brasília.
Abstract: This paper presents the feasibility of implementing a collection system in Brasilia (DF), more specifically in Superquadra 111 North. With this alternative form of use of rainwater for non-potable purposes, there is a greater awareness of the use of potable water and consequently a shift in environmental thinking of the population that may join a rainwater collection system. Therefore, the system is designed to capture rainwater and be redirected to the use of "gray water" and see how viable is its implementation. The data presented were calculated from estimations involving a difference between the total cost of setting a rainwater collection system and possible savings that can be achieved over the time. With such a system it is possible to estimate how much time there is a return from its implementation and the possibility of a reduction of urban water disorders and consequently reduce flooding and overflowing, which have become constant in Brasilia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília,Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Curso de Ciências Ambientais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons