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Título: Quão imperfeita é a competição no setor de serviços brasileiro? Estimativas de Mark Up setorial entre 2007 e 2010
Autor(es): Alves, Márcio da Silva
Orientador(es): Resende Filho, Moisés de Andrade
Assunto: Mark Up (Economia)
Concorrência
Setor de serviços (Economia)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: ALVES, Márcio da Silva. Quão imperfeita é a competição no setor de serviços brasileiro? Estimativas de Mark Up setorial entre 2007 e 2010. 2016. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento e a trajetória recente do setor de serviços na economia brasileira e estimar os mark-ups de diferentes subsetores do setor de serviços. Com base em métodos de dados em painel dinâmico, obtiveram-se estimativas de mark-up que revelam práticas não concorrenciais na maioria dos subsetores analisados. Em especial, o subsetor de serviços prestados às famílias apresentou o maior mark-up, segundo o qual o preço nesse subsetor é fixado em 2,2853 vezes o custo marginal.
Abstract: The objective of this paper is to analyze the recent trajectory of the service sector in the Brazilian economy and estimate the mark-ups selected sub-sectors of Brazilian service sector. Based on dynamic panel data methods, I obtained mark-up estimates that indicates uncompetitive market behavior in most analyzed sub-sectors. In special, the sub-sector of services rendered to families showed the highest mark-up, according to which, the price is 2.2853 times the marginal cost.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Economia, 2016.
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