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Título: A representação da mulher nordestina no cinema brasileiro : uma análise a partir de Era Uma Vez Eu, Verônica
Autor(es): Cruz, Amanda Lavenère de Omena Santa
Orientador(es): Machado, Liliane Maria Macedo
Assunto: Cinema brasileiro
Mulheres no cinema
Mulheres - representações
Mulheres nordestinas
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: CRUZ, Amanda Lavenère de Omena Santa. A representação da mulher nordestina no cinema brasileiro: uma análise a partir de Era Uma Vez Eu, Verônica. 2016. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho pretende analisar a representação das mulheres nordestinas no cinema brasileiro, com a intenção de investigar uma possível mudança que tenha ocorrido a respeito da atuação dessas mulheres como personagens em obras fílmicas nacionais. Para que o objeto de estudo seja desenvolvido, serão analisados conceitos relacionados a estereótipos, imaginários sociais e a atuação de símbolos como processo da construção identitária. Levando em consideração o contexto histórico, social e afetivo do Nordeste e da indústria cinematográfica brasileira, será desenvolvida uma análise sobre o filme Era Uma Vez Eu, Verônica, que nos servirá como aporte analítico para confirmar a hipótese lançada a respeito de uma nova representação dessas mulheres no atual contexto cinematográfico nacional. Verificou-se que essa mudança ocorreu em compasso com uma série de demandas e espaços conquistados pelas mulheres no país, assim como a construção de um novo cinema nordestino, que desenvolve-se através de experimentações narrativas e coloca em pauta novas questões vividas por mulheres nordestinas dessa geração.
Abstract: This study intends to analyze the representation of northeastern women in brazilian films, with the intention to investigate that a possible change may have occur about these women’s characters performance on national movies. So that the object of study may be developed, some concepts about stereotypes, social imaginaries and the use of symbols as a process to the identity formation, will be analyzed. Considering the social, affective and historical context of the northeast region and of the brazilian film industry, there will be developed an analysis about the movie Once Upon A Time Veronica, which will minister us as an analytical tool to confirm the hypothesis launched about a new representation of these women on the current national film context. It was verified that these changes occurred as a series of achievements took place by women in Brazil, also as the formation of a new northeast cinema, developed through narrative experimentations that come up with new questions experienced by the northeast women of this generation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2016.
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