Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DarioAndresDaSilvaPouso_tcc.pdf268,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A mediação de conflitos : um instrumento gerador de diálogo e convivência no espaço escolar
Autor(es): Pouso, Dario Andrés da Silva
Orientador(es): Costa, Danúbia Régia da
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : Cidadania e Associativismo - Conflitos
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ambiente de sala de aula
Mediação de conflitos
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: POUSO, Dario Andrés da Silva. A mediação de conflitos: um instrumento gerador de diálogo e convivência no espaço escolar. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente projeto registra uma tentativa de se estabelecer um diálogo entre o conflito em sala de aula e o aprofundamento do conhecimento docente sobre a realidade da comunidade. Pretende-se sugerir como intervenção local atividades e debates sobre as formas exitosas e fracassadas da intervenção do professor nos conflitos em sala de aula. Assim, a intervenção passa a ser percebida como a mediação enriquecedora à experiência do professor, mesmo quando esta for aparentemente e inicialmente infrutífera. Para tanto se busca embasamento na tradição marxista de intervenção na realidade, e aqui são utilizados os ensinamentos de Gramsci e Paulo Freire.
Abstract: Here you have a project that registers an attempt to establish a dialogue between the conflict in the classroom and the deepening of teaching knowledge about the reality of the community. It is intended to suggest how local intervention activities and discussions on successful and unsuccessful forms of teacher intervention in conflicts in the classroom. Thus, the intervention is perceived as enriching the teacher's mediation experience, even when it is apparently and initially fruitless. To do so is sought grounding in Marxist tradition of intervention in reality, and here's teachings are used Gramsci, Paulo Freire and Marx.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons