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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Paulo Roberto da Conceição-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Roberto da Conceição. O uso das tecnologias como prática pedagógica emancipatória no ensino da educação de jovens e adultos. 2015. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO Projeto de Intervenção Local – PIL se destina aos professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que frequentam o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 05 de Sobradinho – DF. A problematização se refere à utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no processo pedagógico, apontando desafios para a elaboração dos conhecimentos da Ciberarte para a prática pedagógica. Inicialmente, apresentarei o potencial que a instituição possui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ligadas as novas tecnologias. Em seguida, são tecidas considerações sobre as transformações necessárias dos professores para o uso das TIC como elemento da prática pedagógica. A principal contribuição deste PIL é apresentar os encaminhamentos que têm sido dados a essa discussão no ambiente escolar, aplicação do uso das tecnologias presentes na instituição e aplicação da Ciberarte como ferramenta pedagógica, levando aproximação da instituição e da EJA com das tendências atuais sobre novas tecnologias na educação e o aproximação da Meta 9 (nove) do Plano Distrital de Educação - PDEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO uso das tecnologias como prática pedagógica emancipatória no ensino da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-09T11:49:56Z-
dc.date.available2017-01-09T11:49:56Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15562-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Cléssia Mara-
dc.description.abstract1The Projeto de Intervenção Local - PIL is intended to teachers and students of the Youth and Adult Education who attend the Centro de Ensino Fundamental (CEF) 05 Sobradinho- DF. The questioning concern the use of the new information and communication technologies in the educational process and aiming challenges for the elaboration of the Ciberarte's knowledge to the educational practice. Initially, I will present the potential that the institution has to develop pedagogical practices linked to new technologies. Then, comments regarding the necessary transformations in order to enable the teaching staff to use the Technology of Comunication and Information - TIC as part of the pedagogical practice. The main contribution of this PIL is to present the referrals that have been given to this discussion in the school environment, application of the use of these technologies in the application of Ciberarte as a pedagogical tool, taking approach to the institution and the education of young adults with the current trends on new technologies in education and in the approach of Target 9 (nine) of the District Educational Plan – PDE.pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF: 1º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - TIC e EJApt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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