Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarinneBotoFonseca_tcc.pdf779,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O fator de incentivo financeiro para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (FINLACEN) : avaliação de medidas de eficácia e equidade
Autor(es): Fonseca, Carinne Boto
Orientador(es): Cavalcante, Pedro Luiz Costa
Assunto: Laboratórios médicos
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: Mar-2016
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: FONSECA, Carinne Boto. O fator de incentivo financeiro para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (FINLACEN): avaliação de medidas de eficácia e equidade. 2016. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse trabalho descreve e analisa a implementação de uma política de financiamento voltada aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN). A metodologia adotada foi revisão bibliográfica e análise documental, registros administrativos e normativas relacionadas ao processo de instituição do FINLACEN. Os resultados desse estudo identificam, enquanto aspecto positivo desse fator financeiro, a ênfase na valorização de sistemas de gestão da qualidade e biossegurança laboratorial, centrados na busca contínua da validade e confiabilidade dos resultados de ensaios e exames, bem como na melhoria dos processos da organização. No entanto, a modalidade de financiamento “FINLACEN” pareceu não lograr sucesso na consecução da meta que objetivava desvincular a remuneração das atividades laboratoriais da produção de serviços. Por fim, sugere-se a necessidade de seguimento desse trabalho, levando em conta o ponto de vista dos profissionais dos LACEN, instância local de implementação desse serviço.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons