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2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf387,13 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorYamashita, Yaeko-
dc.contributor.authorRibeiro, Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorSilva Neto, Manoel Rodrigues da-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Cláudia de Souza; SILVA NETO, Manoel Rodrigues da. Identificação das informações para usuários nos aeroportos. 2003. 46 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.en
dc.description.abstractComo melhorar o atendimento do Balcão de Informações do Aeroporto Internacional de Brasília com o foco no processo da informação? As informações solicitadas pelos clientes nem sempre estão disponíveis em tempo real. O objetivo deste é identificar quais informações são mais demandadas pelos clientes. É utilizada a técnica do cenário do cliente para se descobrir quais informações são mais requeridas por eles. Os clientes foram classificados em quatro grupos: primeiro grupo - passageiros que irão viajar; segundo - passageiros que estão chegando de viagem; terceiro - usuários que irão levar passageiros para viajar e quarto - usuários que irão receber passageiros que estão chegando de viagem. A pesquisa de campo é realizada no aeroporto. O resultado da pesquisa está apresentado nas tabelas 1, 2, 3 e 4. Ele mostra que as informações requeridas para o primeiro grupo, em sua maioria, estão relacionadas ao vôo. Para o segundo, se relacionam com a cidade, o transporte, hotéis e turismo. Para o terceiro, estão relacionadas com a preocupação com o vôo, e sua orientação no aeroporto. No caso do quarto, se refere a detalhes para rastreamentos de dados relacionados ao vôo, e posteriormente a infra-estrutura. A análise do resultado da pesquisa mostra que as informações mais importantes são as que aparecem com maiores freqüências nas tabelas 1; 2, 3 e 4. Os pesquisadores recomendam a empresa que disponibilize o resultado da pesquisa para o Balcão de Informações. Com isso, os passageiros e usuários que solicitarem informações no balcão terão suas necessidades atendidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAeroportosen
dc.subject.keywordAeronáutica comercialen
dc.subject.keywordConsumidores - serviços de informaçãoen
dc.subject.keywordQualidade nos serviçosen
dc.titleIdentificação das informações para usuários nos aeroportosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-03-10T12:29:43Z-
dc.date.available2011-03-10T12:29:43Z-
dc.date.issued2011-03-10T12:29:43Z-
dc.date.submitted2003-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1565-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1We wish to improve the process of giving information to customers at the information booths. The information requested by the customers not always they are available in real time. The objective of this project is to identify which pieces of information are more demanded by the customers. To determine which information is most requested by customers, the customers were classified in four groups: passengers that will travel; passengers that are arriving of trip; users that will take passengers to travel; and room – users who will receive arriving passengers. The field research was accomplished at the airport. The result of the research is presented in tables 1, 2, 3 and 4. The results show that the majority of information requested for the first group is related to the flight. The second group links primarily with the city – the transportation, hotels and tourism. The third group is concerned with the flight, and its location within the airport. The fourth group is primarily concerned with tracking estimated times of arrival and departure. The analysis of the result of the research shows that the most important information are the ones that they appear with larger frequencies in the tables 1; 2, 3 and 4. The researchers recommend the company that made the result of the research for the Counter of Information available. With this information, the passengers and users that request information an the counter will have their needs better met.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1565-
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