Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15665
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GabrielaDelgadoGontijoRamalhoTorres_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Pedro David Russi-
dc.contributor.authorTorres, Gabriela Delgado Gontijo Ramalho e-
dc.identifier.citationTORRES, Gabriela Delgado Gontijo Ramalho e. Laços culturais de Yemanjá e Brasil desenhados em narrativas. 2016. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende compreender quais os laços culturais são desenhados entre Yemanjá e o Brasil, a partir de narrativas. São apresentados os aspectos históricos e socioculturais que permeiam a vinda das pessoas negras escravizadas da África para a diáspora brasileira, a formação das religiões afro-brasileiras, alguns fundamentos e mitologias. Essas são algumas narrativas que, juntamente a um objeto da indústria cultural, o livro “Mar Morto” de Jorge Amado, desenham e circunscrevem Yemanjá na cultura brasileira. Entendendo que a comunidade imaginada brasileira, conceito de Benedict Anderson, é resultado de bricolagens culturais, constrói-se os conceitos de cultura imaginada e laços culturais para falar sobre como os aspectos da religião e da mitologia afro-brasileira não ficam restritos à religiosidade. É feita uma comparação entre Yemanjá e duas personagens femininas do livro, a partir da qual destrincha-se em estudo a dualidade de mãe e mulher. São estudadas a formação e fixação das crenças a partir do pragmatismo de Peirce, em comparação a como a comunidade da beira do mar entende os mistérios apresentados por Yemanjá e o mar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordCultos afro-brasileirospt_BR
dc.subject.keywordCrença religiosapt_BR
dc.subject.keywordIemanjápt_BR
dc.subject.keywordAmado, Jorge, 1912-2001pt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.titleLaços culturais de Yemanjá e Brasil desenhados em narrativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-11T16:14:38Z-
dc.date.available2017-01-11T16:14:38Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15665-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph's purpose is to understand through narratives which cultural cords are drawn between Yemanjá and the country of Brazil. The historic and sociocultural aspects that permeate the coming of the black people enslaved from Africa to the Brazilian diaspora, the formation of the Afro-Brazilians religions, some fundamentals and mythology are presented. These are some narratives that, with an object from the cultural industry, the novel by Jorge Amado named “Mar Morto”, circumscribes Yemanjá in the Brazilian culture. Understanding that the Brazilian imagined community is resulted from cultural collages, concepts of imagined culture and cultural cords are constructed to discus about how the aspects of Afro- Brazilians religion and mythology aren't restricted in relation to religiosity. A comparison is made between Yemanjá and two female characters from the novel in order to unravel the duality of being mother and woman. The formation and fixation of belief is studied starting from Peirce's pragmatism in comparison to how the sea shore community understands the mysteries presented by Yemanjá and the sea.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons