Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsaildeAlvesDosSantosSilva_tcc.pdf222,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de-
dc.contributor.advisorRodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Isailde Alves dos Santos-
dc.identifier.citationSILVA, Isailde Alves dos Santos. O papel do professor frente aos desafios da inclusão de aluno autista. 2015. 32 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visa caracterizar os desafios do professor frente ao processo de inclusão de um aluno autista. Os dados analisados são provenientes de um questionário aplicado ao professor. Trata-se de uma pesquisa empírico-teórica tendo como base a abordagem qualitativa. Os resultados principais apontam para o fato de que a professora, por não ter formação específica, tem seu trabalho bastante dificultado, o que, por sua vez, corrobora com o pensamento geral acerca da necessidade da educação continuada e especializada no ensino inclusivo. No caso específico, a desinformação profissional da docente se mostra como um fator determinante que dificulta desenvolver práticas pedagógicas inclusivas. Os dados também dão conta da falta de diálogo entre a professora regente, a professora do AEE e a família do aluno.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleO papel do professor frente aos desafios da inclusão de aluno autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-16T18:44:25Z-
dc.date.available2017-01-16T18:44:25Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15752-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons