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Título: O programa Inovar-Auto : uma análise com a teoria da economia internacional e os acordos da OMC
Autor(es): Eira, Eduardo Peixoto da
Orientador(es): Reiss, Daniel Gersten
Assunto: Comércio internacional
Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto)
Organização Mundial do Comércio (OMC)
Programa Inovar-Auto
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Jan-2017
Referência: EIRA, Eduardo Peixoto da. O programa Inovar-Auto: uma análise com a teoria da economia internacional e os acordos da OMC. 2016. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em janeiro de 2013 entrou em vigor no Brasil o programa INOVAR-AUTO que, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, visa melhorar a indústria automotiva nacional. Este programa oferece incentivos fiscais com créditos do IPI para empresas já com fábricas nacionais, que pretendem abrir novas fábricas ou que pretendem apenas comercializar automóveis dentro do Brasil em troca de elas investirem em determinados seguimentos no setor automotivo brasileiro. Mesmo sendo discutíveis os reais benefícios gerados na economia nacional, a União Europeia e o Japão alegam que ele não está em sintonia com acordos mundiais. Estes países acusam o Brasil de gerar, por meio do programa, uma concorrência desleal entre os veículos nacionais e os importados. O presente trabalho analisará se programa realmente negligencia estes acordos além de verificar se ele está em sintonia com as teorias do comércio internacional como as de Ricardo e de Hecksher-Ohlin que afirmam que o livre comércio é sempre mais benéfico do que um comércio com barreiras.
Abstract: In January 2013 came into force in Brazil the INOVAR-AUTO program aimed at improving the national automotive industry. This program offers tax incentives with IPI credits to companies already with domestic factories, those intend to open new plants or intend to only sell cars within Brazil in exchange for them to invest in certain segments of the Brazilian automotive industry. Even though the real benefits generated in the national economy is debatable, the European Union and Japan claim that it is not in line with global agreements. These countries accuse Brazil of generating, through the program, unfair competition between domestic and imported vehicles. This study will examine whether the program actually neglects these agreements and to verify if it is in line with the theories of international trade such as Ricardo and Heckscher-Ohlin who claim that free trade is always more beneficial than a trade hurdles.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Departamento de Economia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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