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Título: Indicadores de desempenho para estabelecer prioridades na fiscalização dos serviços aéreos : uma aplicação na área técnico-operacional do DAC
Outros títulos: Indicators of performance to estabilish priorities on the fiscalization of air services : an application on the technical-operational area of DAC
Autor(es): Gomes, Marcelo da Silva
Gusman Filho, Mauricio José Antunes
Orientador(es): Sant'Anna, José Alex
Assunto: Aeronáutica - fiscalização
Direito aéreo
Data de apresentação: 21-Out-2005
Data de publicação: 14-Mar-2011
Referência: GOMES, Marcelo da Silva; GUSMAN FILHO, Mauricio José Antunes. Indicadores de desempenho para estabelecer prioridades na fiscalização dos serviços aéreos: uma aplicação na área técnico-operacional do DAC. 2005. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Esta monografia analisa os diversos tipos de fiscalizações realizadas pela área técnico-operacional do Departamento de Aviação Civil (DAC) e suas organizações subordinadas, identificando a inexistência de indicadores que determinem as prioridades na fiscalização dos serviços aéreos, assim como um gerenciamento centralizado de todas as ações. A metodologia adotada, para a realização do estudo, é uma análise comparativa entre o sistema de fiscalização utilizado pelo DAC e pela Federal Aviation Administration (FAA), passando pelas principais características, descrevendo, em seguida, alguns acontecimentos gerados pela inexistência de indicadores que estabeleçam uma freqüência mínima e normas que determinem uma coordenação entre todos os tipos de fiscalizações realizados atualmente no âmbito do Subdepartamento Técnico-Operacional (STE). Em seguida, é apresentada a proposta de um método para o aprimoramento do processo de fiscalização, com ênfase no estabelecimento de parâmetros que possibilitem priorizar as fiscalizações. Por fim, são delineadas sugestões, tomando-se por base a análise de viabilidade da proposta na área técnico-operacional do DAC, sendo apresentada as conclusões e os benefícios da adoção da nova metodologia.
Abstract: This monography analizes all kinds of fiscalization done by the technical-operational area of Departamento de Aviação Civil (DAC) and all its subordinated organizations, identifying the inexistence of any indicator that determinates the priorities on the fiscalization of the air services, as much as a central management of all the actions. The metodology adopted to this study is an comparative analysis of the fiscalization system used by DAC and the Federal Aviation Administration (FAA), passing by all the characteristics, describing, after that, some events generated by the inexistence of indicators that estabilish any minimum frequence and rules that determinates any coordination between all kinds of fiscalizations done, nowadays, by the Subdepartamento Técnico-Operacional (STE). Furthermore, is presented a purpose of changing the actual used metodology, with a focus on the estabilishment of parameters which makes possible prioritize the fiscalizations. At last, will be delimited sugestions, bearing in mind the analysis of the purpose viability in the technical-operational área of DAC, presenting conclusions and benefits of the adoption of this new metodology.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.1577
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