Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KelmaCristianeSilvaSantos_tcc.pdf623,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A adequação curricular como possibilidade à inclusão escolar na Escola Municipal João Pereira Pinto no município de Carinhanha-Bahia
Autor(es): Santos, Kelma Cristiane Silva
Orientador(es): Silva, Geane de Jesus
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Jan-2017
Referência: SANTOS, Kelma Cristiane Silva. A adequação curricular como possibilidade à inclusão escolar na Escola Municipal João Pereira Pinto no município de Carinhanha-Bahia. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as possibilidades de adequação curricular que a escola está preparada para fazer de modo a favorecer a inclusão escolar das crianças com necessidades educacionais especiais−NEE em uma escola da zona rural do Município de Carinhanha-Bahia. A pesquisa teve como base metodológica a abordagem qualitativa, investigando a realidade dessa escola a partir de entrevista semi estruturada com doze professores que trabalham com esses alunos tanto na sala de aula como na sala de recursos multifuncionais. Como resultado observou-se que os professores, a coordenadora e a diretora percebem o processo de inclusão de modo positivo, porém dificuldades encontradas pelos mesmos como: a grande necessidade de cursos de qualificação para atuarem com as necessidades educacionais especiais dos alunos, como também a preparação de toda a escola, impossibilita o alcance dessa meta. Por fim, esse trabalho demonstra a necessidade de investimento em formação docente, em supervisão do trabalho pedagógico para atender à diversidade na escola e utilização de recursos e tecnologias para a inclusão não apenas do aluno com NEE, mas de todos os alunos e atualização do Projeto Político Pedagógico-PPP e sua efetiva prática em articulação com a realidade escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons