Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ErnandesOliveira_GardeniaSoares_GilmaraMoura_LucianaPereira_tcc.pdf473,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem significativa na EJAT : uma leitura do mundo da cultura digital com foco nas novas tecnologias de comunicação e informação
Autor(es): Oliveira, Ernandes de
Soares, Gardênia Lídia Chaves
Moura, Gilmara Cristina Vieira
Pereira, Luciana Rodrigues
Orientador(es): Vitor, Elaine Filomena Chagas Cáceres
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Experiêcias pedagógicas em EJA - Aprendizagem Significativa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Data de apresentação: 7-Nov-2015
Data de publicação: 19-Jan-2017
Referência: OLIVEIRA, Ernandes de et al. Aprendizagem significativa na EJAT: uma leitura do mundo da cultura digital com foco nas novas tecnologias de comunicação e informação. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Com este Projeto de Intervenção Local - (PIL) pretendemos criar mais uma alternativa positiva diante dos muitos problemas ligados ao analfabetismo digital. As ações do PIL são voltadas para a divulgação, encaminhamento e direcionamento de educandos da EJAT para o curso de Inclusão Digital que é oferecido na Escola Técnica de Ceilândia (ETC). Todas as atividades deste trabalho visam à promoção de uma melhor comunicação e inserção do educando no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) tão presentes em seu cotidiano. Enquanto a Escola Técnica se ocupa em oferecer o Curso de Inclusão Digital, de outro lado, temos o objeto do PIL, por sua vez, promovendo a divulgação, direcionamento e a ampliação do campo de alcance do curso, para que se cheguem também ao Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – CEPAFRE e às escolas próximas a ETC que atendem a modalidade EJA. Fundamentado em ideias freirianas, acreditamos que ‘autonomia’ e ‘leitura de mundo’ seria hoje uma forma de inserção e integração ao mundo das comunicações e tecnologias digitais.
Abstract: This Local Intervention Project aims at remedying problems linked to digital illiteracy. The PIL's actions are aimed at dissemination, forwarding and targeting students of EJAT for Digital Inclusion course offered by Ceilândia Technical School. All actions of this PIL aimed at promoting better communication and integration of the student in the world of Information and Communications Technologies (ICTs) as present in their daily lives. While the technical school takes care to offer the Digital Inclusion Program, the object of the PIL, in turn, presents itself as a marketing tool. we brought this novelty in classrooms attending EJA modality. Based on Paulo Freire ideas, we believe that 'autonomy', 'read the world' today would be the same as being inserted and integrated with communications and digital technologies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons